top of page

  O projeto Poesia e Ciência tem como base uma união entre duas disciplinas muito distintas, a física e a literatura, utilizando de artifícios como poemas e experimentos físicos para que o conhecimento seja passado para as crianças de maneira divertida e dinâmica. O projeto Poesia e Ciência iniciou-se em 2014, no município de Itabira/MG, a partir de uma parceria entre o PET Conexões de Saberes em Física e Popularização da Ciência (PET Física) e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), aliando a Literatura com a Física.

      O projeto é desenvolvido a partir da escolha de um poema de Carlos Drummond de Andrade, onde são trabalhados experimentos científicos que tenham relação com o poema.

Durante os quatro anos de existência do projeto, foram trabalhados três poemas diferentes de Drummond, sendo eles: Sino, Mata Atlântica e O dia surge da água. Foram atendidos entre 2014 e 2016, 1131 alunos da rede pública de ensino, de 17 escolas diferentes.

      Um dos principais resultados é o feedback positivo dos responsáveis das escolas, professores, alunos e funcionários da FCCDA que participaram do projeto, onde o principal ponto ressaltado é o caráter multidisciplinar deste, que possibilitou a associação entre as áreas e a assimilação dos conhecimentos científicos graças à maneira lúdica e simples das apresentações e explicações das atividades, que auxiliaram a compreensão e a relação entre a Física, a Literatura e o cotidiano.

         O projeto é uma forma de aproximar a Universidade da comunidade atendendo algumas de suas demandas, contribuindo para a melhoria do ensino das escolas da rede pública do município

Poesia e Ciência

LEVE SUA ESCOLA PARA PARTICIPAR!
Galerias de Fotos de eventos deste projeto:
bottom of page